domingo, 8 de junho de 2014

Equação fundamental da colorimetria 

Calorimetria é a parte da física que estuda as trocas de energia entre corpos ou sistemas quando essas trocas se dão na forma de calor.
esta  equação  nos  permite:
  • calcular a quantidade de energia trocada (cedida ou recebida) por um corpo quando esta troca. A energia acarretar  apenas variação na sua  temperatura.  Esta energia depende de três fatores: a massa do corpo, o seu calor específico e a sua variação de temperatura. 
EQUAÇÃO

Q = m.c.∆T
onde: 
Q – é a quantidade de energia trocada; 
m – é a massa do corpo; 
c – é o calor específico do corpo; 
∆T - é a variação de temperatura do corpo. 

UNIDADES

No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de energia e, portanto de calor, é o Joule (símbolo J). Porém costuma-se utilizar, em calorimetria, a unidade denominada caloria  (símbolo cal). Para o uso mais comum e dado o valor em caloria ser pequeno, a unidade Kcal. Um kcal é igual a 1000 calorias(cal).
1 cal = 4,186 J


 1 cal = 1000 cal

Fontes de calor

Calor é o termo associado à transferência de energia térmica de um sistema a outro - ou entre partes de um mesmo sistema exclusivamente em virtude da diferença de temperaturas entre eles. 

  • Calor sensível: provoca apenas a variação da temperatura do corpo. A quantidade de calor sensível (Q) que um corpo de massa (m) recebe é diretamente proporcional à sua variação de temperatura ( delta T). Logo, é possível calcular a quantidade de calor sensível usando a seguinte fórmula:    Q = m.c.∆T
  • Calor latente: provoca algum tipo de alteração na estrutura física do corpo. É a quantidade de calor que a substância troca por grama de massa durante a mudança de estado físico. É representado pela letra L. É medido em caloria por grama (cal/g).
Para calcular o calor latente é necessário utilizar a seguinte expressão:
Q =  m . L

Onde Q é a quantidade de calor recebida ou cedida pelo corpo, m é a massa do corpo e L é o calor latente ou calor de transformação mássico (é a energia necessária fornecer á massa de 1 kg de substância para que mude de estado).


Nenhum comentário:

Postar um comentário